Visualizações e Metáforas Curativas

Imagens que curam

Dr. Geralg Epstein psiquiatra e pioneiro no campo terapêutico, desenvolveu uma nova visão sobre como a mente pode ajudar a curar o corpo com o poder das imagens. Através de exercícios que abrangem problemas específicos de saúde - de distúrbios comuns, como alergias, resfriados, dores de coluna, de cabeça e artrite, até doenças do coração e o CÂNCER.

Através de técnicas simples e eficazes para combater essas doenças, utilizando o poder da visualização nos processos de cura.


Esse processo liga mente e corpo e apresenta exercícios específicos para tratar, cuidar e curar moléstias.

Esse método são práticas de visualização curativa para o bem-estar geral, proporcionando aquilo que todos buscamos - o equilíbrio entre mente e corpo.


A mente, a metáfora e a saúde
James Lawley e Penny Tompkins

Este artigo explica porque a metáfora é um caminho natural para descrever a doença e a saúde, a 

importância do reconhecimento das metáforas do paciente/cliente e como trabalhar por dentro dessas metáforas pode ativar o processo de cura pessoal de um indivíduo.

O uso de metáforas e de símbolos no processo de cura data de milhares de anos. Nos dias de hoje, médicos praticantes treinados tradicionalmente fazem uso da metáfora e de imagens em pacientes com câncer e outras doenças. Um novo processo, a Modelagem Simbólica, explicado em detalhes em nosso livro, "Metaphors in Mind: Transformation through Symbolic Modelling", segue essa tradição.

As metáforas definem a realidade
Por longo tempo, as metáforas foram vistas como "meramente figurativas" e consideradas uma maneira inadequada de descrever experiências. Hoje, muitos cientistas cognitivos, linguistas e filósofos reconhecem que "Em todos os aspectos da vida... nós definimos a nossa realidade em termos de metáforas. Nós fazemos inferências, estabelecemos metas, nos comprometemos e executamos planos, tudo na base de como nós estruturamos em parte a nossa experiência, consciente ou inconscientemente, por meio da metáfora." E como muitos profissionais da área da saúde descobriram, as metáforas podem desempenhar um papel vital no processo de cura.

Ao saber que as coisas que nos acontecem são consequência de nossos pensamentos, podemos compreender que tanto as graças como as ocorrências ruins são reflexos de nossa mente. 
Masaharu Taniguch



Coelhinhos e cenouras de câncer


Peter Hettel foi diagnosticado com câncer de sinus. Após a cirurgia, seu câncer retornou, e aí ele começou a trabalhar com imagens e símbolos. Peter descobriu que suas células imunológicas eram como "coelhinhos se banqueteando nos campos de cenouras-câncer cor de laranja, as quais aumentavam sua energia e apetite sexual, e por isso eles faziam sexo e surgiam mais coelhinhos que também ficavam esfomeados e comiam mais". Uma manhã, ele percebeu, com surpresa, que ele não conseguia encontrar cenouras suficientes para todos os seus coelhos! Umas semanas depois ele literalmente cuspiu fora o seu tumor. Seu médico disse "Era como se seu corpo tivesse rejeitado um objeto estranho, como uma rejeição de transplante, como que expelida pelo seu corpo.


A Luta contra o câncer não se vence sozinho!
Além de seguir todos os procedimentos indicados pelos médicos, ajuda de um terapeuta, ajuda da família e amigos é sempre bem-vinda!

Quando se recebe do médico o diagnóstico de câncer quase sempre vem o desespero. Entra o pânico ainda no consultório e é necessário de ajuda para se restabelecer.
Esse é o primeiro de vários momentos nos quais o apoio tanto dos profissionais quanto dos familiares faz total diferença no tratamento.

O apoio é fundamental em momentos muito expressivos e difíceis de serem vivenciados como: os primeiros chumaços de cabelo caíram durante uma simples escovação, após lavagem dos fios.
Para viver essa nova fase é necessário preparar-se emocionalmente para novos acontecimentos, e conhecimento a respeito das consequências das fortes sessões de quimioterapia.
Com a ajuda de cada uma dessas pessoas, o paciente se enche de esperança e confiança de que tudo dará certo.


Caso com resultado de cura
Esse é o caso Claudete Lippi, que lutou bravamente contra a doença desde 2012, e com a fundamental presença da família, amigos, o trabalho terapêutico, o apoio dos médicos e enfermeiros que acompanham todo o processo, ela acredita que assim venceu esta luta.
Aqui Claudia, como carinhosamente eu a chamo, irá colocar seu depoimento contando suas experiências e vivências, tratamentos médicos e alternativos, como as Visualizações de induções e Metáforas Curativas, utilizados e como foi sua recuperação. Em breve!